Segunda, 08 Fevereiro 2010 14:15
O estudo de impacto ambiental do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete, já está concluído e deve ser entregue já esta semana.
A informação é avançada pelo Correio da Manhã que cita fonte próxima do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
O estudo foi elaborado pela DHV, uma empresa de origem holandesa e cujo presidente da SGPS em Portugal é Carmona Rodrigues, ex-autarca da Câmara de Lisboa. O contrato foi adjudicado por 817 mil euros.
Este foi o estudo de impacto ambiental «mais caro e complexo alguma vez realizado em Portugal devido à dimensão, dado que a obra vai ocupar cerca de 3 mil e 400 hectares.
A DHV comprometeu-se a avaliar o impacto ambiental e sócio-económico da obra ao longo de sete meses. Cerca de 20 mil hectares à volta do Campo de Tiro de Alcochete, local onde existe uma enorme diversidade de espécies, e os movimentos de avifauna também foram analisados.
Foram feitas ainda análises aos solos, ao ruído, à flora e estudadas as rotas dos aviões.
O concurso público para a construção do novo aeroporto deve ser lançado ainda em este ano, para que a infra-estrutura esteja concluída em 2013 ou 2014.



