4 mecanismos pouco saudáveis de lidar com problemas

Quando as coisas não correm como esperava, como reage?
25 Novembro 2020

Todos temos defeitos, pontos fracos. Por vezes, em situações específicas, podemos até dar por nós a agir de forma contrária a algo que defendemos. É o clássico “faz o que te digo, não faças o que faço“. Porém, pior que isto, é termos hábitos tão enraizados que nem nos apercebemos que nos podem estar a fazer mal.

Neste sentido, Shahram Heshmat, especialista em comportamentos aditivos, explorou, num artigo para a Psychology Today, 4 formas pouco saudáveis de lidar com problemas. Isto é, mecanismos de defesa que podem acabar por nos deixar ainda mais em baixo. Confira, em seguida, se se identifica com algum:

1 – Projeção

Este mecanismo “protege-nos”, ao associar sentimentos ou motivos inaceitáveis a outra pessoa. Quando projetamos os nossos próprios sentimentos noutras pessoas, é como se nos livrássemos delas, como se nos deixassem de pertencer. Este hábito permite-nos ignorar o real culpado, que é o problema interior.

2 – Dissociação

Caracteriza a incapacidade de articular certos aspetos da própria experiência em palavras. Mantém sentimentos ou emoções “inaceitáveis” fora da consciência. O motivo inconsciente para tal é a vontade de escapar das emoções desgastantes que associamos a determinada memória traumática.

3 – Auto-medicação

Sentimentos de desespero ou impotência podem levar a um comportamento aditivo. O uso de drogas promove um sentimento temporário de aceitação e maior confiança. Porém, isto impede que a pessoa compreenda o problema e desenvolva capacidades emocionais para lidar com o mesmo.

4 – Negação

Isto implica ignorar informação. A negação pode ser uma defesa protetora perante notícias insuportáveis, como o diagnóstico de alguma doença, para gerar uma falsa sensação de segurança. Isto afasta o sujeito da realidade.

Como mudar?

Para o autor, o crescimento emocional requer auto-aceitação, um estado que marca o fim da luta interior que é tentar transformar aquilo que somos, bem como os outros, no que gostaríamos de ser ou que fossem. Este é um caminho difícil, mas essencial, para se livrar destes mecanismos de defesa. Experimente meditar ou pedir ajuda psicológica para acalmar a mente e contribuir para uma evolução positiva.

Fonte: https://activa.sapo.pt/comportamento/2020-11-24-4-mecanismos-pouco-saudaveis-de-lidar-com-problemas/

Share This