A partir de 2024, só vai precisar de um carregador para todos os aparelhos

Em causa está uma lei que será aplicada na União Europeia e que ditará que todos os dispositivos utilizarão o mesmo tipo de carregador.
08 Junho 2022

A União Europeia vai adotar, em 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, ‘tablets’ e câmaras. Esta terça-feira, 7 de junho, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu aprovaram uma lei que impõe um carregador único para vários equipamentos.


Estarão em causa telemóveis, tablets e máquinas fotográficas adquiridos na Europa, como informa o comunicado do Parlamento Europeu, referindo o “outono de 2024” como a altura em que o “carregador USB Type-C” se tornará o único para estes equipamentos — independentemente da marca.

“Telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante”, esclarece o mesmo comunicado.


Já em relação aos “computadores pessoais”, esses terão “um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE”, assim como cita a CNN Portugal. Os dois órgãos precisam de aprovar formalmente o acordo depois das férias de verão. O mesmo entrará em vigor 20 dias depois da publicação.

As leis explícitas começarão a ser aplicadas apenas 24 meses depois, portanto, no outono de 2024. Estas regras não se vão aplicar a produtos que tenham sido colocados no mercado em data anterior à de aplicação da lei e sim àqueles que adquirir posteriormente.


Este carregador único para a União Europeia existirá também, segundo avança o comunicado, para tornar os produtos “mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”. Portanto, prepare-se para o fim do pesadelo de ter um carregador diferente para cada dispositivo.

ÚLTIMAS

Share This