A prática regular de exercício físico em prol da sua saúde mental

Segundo este novo estudo, a pratica regular de exercício físico reduz a possibilidade de sofrer de ansiedade em 60%.
13 Setembro 2021

Esta pesquisa, publicada na revista Frontiers in Psychiatry, mostra que as pessoas que um estilo de vida fisicamente mais ativo têm um risco menor de terem transtornos de ansiedade durante um período de acompanhamento de até 21 anos.

Martina Svensson, investigadora da Universidade de Lund, na Suécia, diz que a “associação entre um estilo de vida fisicamente ativo e um menor risco de ansiedade foi observada em homens e mulheres”.

10% da população mundial sofre de transtornos de ansiedade, sendo que esses transtorno têm quase o dobro da incidência em mulheres do que em homens.

O estudo teve como base os dados de, praticamente, 400 mil pessoas e detetou uma diferença no nível de desempenho de exercício e na possibilidade de desenvolver ansiedade entre os esquiadores do sexo masculino e as de sexo feminino.

Porém, o desempenho físico de um esquiador masculino não parecesse ter impacto no risco de desenvolver ansiedade, o grupo de melhores esquiadoras teve quase metade do risco de desenvolver transtornos de ansiedade, quando em comparação com o grupo com pior desempenho a nível fisico.

Share This