Aconteceu em 1957 – O dia histórico em que Isabel II visitou Setúbal

O momento foi captado pela lente do fotógrafo Américo Ribeiro.
09 Setembro 2022

A deslocação oficial da rainha a Portugal aconteceu em 1957 e foi sem dúvida um dos acontecimentos do século. O périplo da monarca britânica pelo nosso País acompanhada pelo marido, o duque Filipe de Edimburgo, decorreu de 16 a 21 de fevereiro de 1957.


A rainha de Inglaterra que faleceu esta quinta-feira, 8 de setembro, em Balmoral com 96 anos, foi recebida no Cais das Colunas em Lisboa pelo marechal Craveiro Lopes e uma multidão em festa, a 18 de fevereiro de 1957. Numa altura em que o País estava coberto sobre o manto do Estado Novo, ao contrário do que era costume, Salazar não olhou a gastos para satisfazer todas as exigências de Elizabeth Windsor, tendo oferecido presentes no valor de mais de 10 mil euros.

Além de Lisboa e Setúbal, Isabel II passou por Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Batalha e Porto. Entre as personalidades que acompanharam a rainha Isabel II durante a visita está Paulo Cunha, Kaúlza de Arriaga, Pedro Teotónio Pereira, Francisco Craveiro Lopes, Berta Craveiro Lopes, António de Oliveira Salazar, Domingos de Sousa Holstein-Beck.


Por onde quer que passasse a rainha, havia uma multidão para saudá-la, escrevia o Diário de Notícias.

ÚLTIMAS

Share This