Afinal, é este o dia mais odiado da semana

Segunda-feira estaria no topo das suas apostas, não?
31 Maio 2021

Durante décadas, convencemo-nos de que a segunda-feira é o pior dia de sempre. Porquê? Ora bem, os motivos são óbvios: é o primeiro dia depois do fim de semana, que passa sempre demasiado rápido, e traz o peso da rotina após 48 horas inteirinhas de liberdade.

Contudo, o verdadeiro vilão desta história é a terça-feira. Sim, isso mesmo. Um estudo da London School of Economics, no Reino Unido, monitorizou as oscilações de humor de 22 mil pessoas e descobriu que este é o dia em que a maioria atingia o ponto mais baixo.

Os resultados levantaram uma teoria interessante: a terça-feira é o pior dia da semana porque o ‘fator bem-estar’ do fim de semana já passou e os próximos momentos de descanso parecem uma miragem. Uma hipótese que é apoiada por académicos.

“Parece plausível que, na segunda-feira, o [efeito do] fim de semana ainda não tenha passado. Na terça-feira, eles já estão mergulhados na semana de trabalho e o fim de semana seguinte ainda não está à vista”, afirma George MacKerron, do Departamento de Geografia e Ambiente da London School of Economics.

Sem surpresas, os autores do estudo também descobriram que o estado de espírito dos participantes atingia um pico aos sábados, sendo que esse fator bem-estar continuava no dia seguinte.

Share This