Alexa consegue imitar a voz de parentes falecidos

A Amazon está apostar na replicação de vozes.
24 Junho 2022

Já se imaginou a ouvir a voz dos seus familiares que já não estão vivos? A função, anunciada na conferência Re:Mars da Amazon em Las Vegas, está em desenvolvimento.


O recurso permite que o assistente virtual imite a voz de uma pessoa específica em menos de um minuto de gravação fornecida.

No evento que aconteceu na passada quarta-feira, Rohit Prasad, vice-presidente sénior e cientista-chefe da Alexa disse, que o desejo por trás do recurso era aumentar a confiança nas interações que os utilizadores têm com a Alexa, colocando mais “atributos humanos de empatia e afeto”.


Prasad afirmou que “esses atributos tornaram-se ainda relevantes durante a pandemia, quando muitos de nós perdemos aqueles que amamos” e “embora a Inteliência Artificial (AI) não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer com que as memórias durem.”


Num vídeo lançado pela Amazon para promover o produto, uma criança pediu à Alexa se a avó podia acabar de ler o livro “O Feiticeiro de Oz?”. A Alexa acedeu ao pedido e mudou para outra voz, imitando assim a voz da avó da criança.

ÚLTIMAS

Share This