Alimentos com calorias negativas, conhece-os?

A nutricionista Rita Fonseca Silva explica o que já se sabe sobre estes alimentos.
18 Novembro 2020

Alimentos com calorias negativas são os alimentos que teoricamente o nosso organismo precisa de mais energia para gastar na sua digestão do que a energia que o próprio alimento contém. Alguns destes alimentos são o aipo, brócolos, beterraba, nabo, framboesa, morango, melancia, maçã, ananás e algumas variedades de pepino.

Uma dieta alimentar que contenha apenas este tipo de alimentos não é considerada equilibrada, pois no geral são alimentos com baixo teor de nutrientes essenciais, como hidratos de carbono, proteínas e gordura.

As razões para os incluir na sua dieta passam, principalmente, pelo seu valor calórico reduzido, riqueza em fibra e conteúdo significativo em água, vitaminas e minerais.

A teoria das calorias negativas não deverá ser aproveitada com o objetivo de promover a prática de uma dieta apenas à base de uma lista limitada de alimentos e logo uma dieta restritiva e pobre.

Para manter um peso corporal adequado (e mesmo para prevenir o desenvolvimento de doenças crónicas) devemos sim ingerir diariamente produtos hortícolas e fruta, mas sempre mantendo um plano alimentar completo, variado e equilibrado, com a prática conjunta de exercício físico regular.

Share This