Atenção! Recebeu uma mensagem fraudulenta no telemóvel? (saiba o que fazer)

As tentativas de smishing são recorrentes, mas há formas de não comprometer a segurança dos dispositivos. (Saiba tudo).
04 Maio 2022

As operadoras de comunicação nacionais, nos últimos dias têm notado uma incidência maior do número de mensagens de texto fraudulentas enviadas a clientes. As tentativas de smishing são recorrentes, contudo há formas de não comprometer a segurança dos dispositivos.

Esta tentativa de fraude mais conhecida como smishing, consiste normalmente numa ação por parte do criminoso com o intuito de obter informações da vítima através, de um download de uma falsa aplicação ou da atribuição de um alegado prémio, mas não é motivo para alarme. Basta apagar a mensagem ou ignorar a hiperligação e o seu dispositivo estará a salvo.


Segundo a Sábado, um destes softwares maliciosos é conhecido por FluBot e visa comprometer a segurança de smartphones Android, mas também de iPhones, acedendo aos dados dos cartões bancários das vítimas. Geralmente é distribuído através de mensagens de texto (enviadas de números começados por 91, 92 ou 93) com links para descarregar aplicações de sites falsos.


E o que fazer caso o seu telemóvel seja infetado? De acordo com a Vodafone citada pela Sábado o conselho é ativar o Google Play Protect, um sistema que faz uma verificação total do smartphone procurando aplicações maliciosas. O MEO, da operadora Altice disponibiliza também um serviço pago intitulado Net Segura, que garante um nível adicional de segurança face a estas ameaças cada vez mais frequentes.

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