Barquinha Parque encerrado

Um foco de gripe das aves no jardim é o motivo do encerramento.
13 Janeiro 2022

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária detectou um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em patos mudos encontrados mortos no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha. Segundo a instituição, este é mais um foco desta doença que confirma um elevado risco de disseminação da gripe aviária.

Assim, o Município de Vila Nova da Barquinha interditou o parque ribeirinho ao público, solicitando aos munícipes que não alimentem os animais na zona do parque, evitando assim a aproximação dos mesmos.

Segundo o Município, “os criadores de aves devem aplicar o confinamento das aves e o reforço da biossegurança e das boas práticas de produção avícola, destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, assim como os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves. Acresce a vigilância e notificação de suspeitas para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo que minimizem a disseminação da doença.

O município garante que esta situação se manterá até tudo estiver totalmente seguro para ser reaberto.

Share This