Bombeiros denunciam situação no Hospital de Vila Franca de Xira

Os bombeiros da área servida pelo Hospital de Vila Franca de Xira (Vila Franca de Xira, Alenquer, Azambuja, Arruda dos Vinhos, Benavente e Azambuja) denunciam “situação caótica” sentida nas urgências da unidade de saúde.
25 Novembro 2021

Os bombeiros esperavam que a administração do Hospital de Vila Franca de Xira conseguisse colmatar algumas das lacunas organizativas naquele setor, “através da implementação dos novos métodos”, escrevem, numa carta aberta às autoridades de saúde e à comunicação social.

Na carta, acrescentam que “a um ritmo vertiginoso somos cada vez mais confrontados com situações desumanas, que escapam à compreensão de todos”, como a demora na devolução aos bombeiros das macas em que chegam os doentes, o que leva à inoperacionalidade das ambulâncias durante esse tempo. A carta denuncia ainda a falta de macas e cadeiras de rodas do próprio hospital.



Os tempos de espera acabam por causar “impactos vários nos recursos humanos das nossas instituições, que vão desde o simples aumento injustificado de horas de trabalho como até à dificuldade de satisfação de necessidades mínimas como a logística alimentar”, salientam no comunicado.

Para resolver o problema, os comandates solicitaram uma reunião urgente com a administração para saber que medidas “vão ser levadas a cabo pelo Hospital”.



Share This