Confirmados 14 casos de varíola dos macacos em Portugal

Confirmados mais nove casos de infeção pelo vírus ​​​​​​​Monkeypox.
19 Maio 2022

O número de casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox subiu de cinco para 14, anunciou a Direção-Geral da Saúde, sublinhando que todos estão a ter acompanhamento clínico e encontram-se estáveis.


Segundo a DGS estão a ser feitos inquéritos epidemiológicos para identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos.

A autoridade de saúde aconselha às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, para procurar aconselhamento clínico.


Recomenda ainda que, “perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos“, explicando que “a abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas“.

Em declarações aos jornalistas, a diretora do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e VIH, confirmou que os cinco primeiros casos confirmados foram detetados numa clínica ligada a doenças sexualmente transmissíveis em homens jovens com idades entre os 20 e os 50 anos.


“Mas para já não sabemos se existe relação, sublinhou Margarida Tavares.

ÚLTIMAS

Share This