Conheça a data para a cerimónia da Bola de Ouro 2022

Jogadores nomeados para o galardão, no setor masculino e feminino, serão divulgados em 12 de agosto.
25 Maio 2022

Esta terça-feira, dia 24 de maio, a revista France Football, responsável pela atribuição da Bola de Ouro, revelou que a cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 17 de outubro, no teatro do Châtelet, em Paris.


No dia 12 de agosto serão divulgado os nomeados, juntamente com os possíveis vencedores dos restantes prémios, como os troféus Kopa, que distingue o melhor jovem futebolista da temporada, e Yashin, destinado ao melhor guarda-redes.

Em 2021, Lionel Messi, jogador do Paris Saint-Germain, foi eleito como o melhor futebolista do ano, pela sétima vez.

Recorde-se que, em março, a France Football anunciou que a atribuição dos prémios deste ano vai quebrar uma longa tradição, uma vez que vai passar a incidir sobre a época desportiva e não sobre o ano civil, que obrigava a avaliar duas metades de temporadas diferentes.


Segundo a informação divulgada pela revista, o galardão, que no setor masculino é atribuído desde 1956, incluirá também um júri mais restrito, uma diferente pré-seleção e critérios mais claros, segundo a informação divulgada pela revista.

Este ano, tendo em conta que o Mundial decorre fora do seu período tradicional, não conta para a entrega do prémio.

Note-se que, este ano, o antigo internacional marfinense Didier Drogba é integrado no comité que fará uma pré-seleção dos nomeados. Além desta alteração, o número de jurados também será reduzido – continuará a ter jornalistas, mas um por país.


A votação em masculinos será feita apenas por 100 votantes — ao contrário dos anteriores 170 -, correspondentes aos 100 primeiros países no ‘ranking’ da FIFA, e, em femininos, é reduzida a metade (50 votantes).


Outro aspeto importante na escolha dos premiados tem a ver com as conquistas coletivas, que passam para um segundo plano, com a revista a querer privilegiar “a prestação individual” e o “caráter decisivo ou impressionante” dos candidatos.

Fonte: Agência LUSA

ÚLTIMAS

Share This