Covid-19. Está a ser desenvolvido um teste que usa células da pele

Prevê-se que seja uma alternativa menos invasiva aos testes que se fazem atualmente.
21 Julho 2022

Fazer um teste de Covid-19 pode ser um verdadeiro pesadelo, contudo, brevemente será possível que se comecem a utilizar outros métodos menos invasivos. Foi, recentemente, publicado uma investigação que afirma que é possível descobrir este vírus através de células da pele.


Este é o resultado do trabalho de uma equipa da University of Surrey, no Reino Unido. A equipa concluiu que uma análise às células da pele pode ser tão eficiente a identificar infeções de Covid-19 como os testes “normais”.

Como já foi comprovado anteriormente, o vírus altera significativamente a composição dos lípidos (gorduras e óleos) de “biofluidos” como o sangue e o sebo.

Os investigadores usaram cotonetes para recolher sebo – substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas do corpo que se encontra na superfície da pele – de 83 pacientes hospitalizados – alguns diagnosticados com o vírus. Para fazer uma comparação correta também foram recolhidas amostras de sangue e saliva.


As amostras de sangue conseguiram 0,97 de precisão (tendo em conta 1,0 é a pontuação mais precisa). Os testes com as amostras recolhidas na pele foram pontuadas com 0,88 e os testes de saliva receberam uma pontuação de 0,80.

ÚLTIMAS

Share This