É esta a percentagem de patologias que são doenças mentais

Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), num documento divulgado hoje, dia 15, no total das patologias, as doenças mentais representam cerca de 22,5%.
15 Setembro 2021

O documento “Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade dos cuidados de saúde primários”, lançado hoje, nos 42 anos do SNS, reporta sobre vários dados da saúde dos cidadãos portugueses e, como tal, faz um alerta acerca da importância da saúde psicológica na sociedade atual.

Dentro do assunto, e citando o Estudo Epidemiológico sobre a Saúde Psicológica dos portugueses, os problemas de saúde mental afetam um em cada cinco portugueses.

A OPP, com apoio nos dados obtidos no estudo, reitera que seja “imperativo promover a saúde e prevenir a doença para responder ativamente à evolução das necessidades de saúde (física e psicológica) dos portugueses, bem como para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde e proteção social”.

Outro resultado da análise que carece de mudança é o facto de, atualmente, existirem apenas e somente 250 psicólogos nos centros de saúde. O que, por si, corresponde a 2,5 psicólogos para cada 100.000 utentes, sendo que o recomendado seria de 1 psicólogo para cada 5.000 utentes.

Em jeito de conclusão, o documento recomenda algumas ações prioritárias, como a criação de “núcleos de Psicologia”, investimento na promoção da saúde e prevenção da doença, desenvolvimento de indicadores de Saúde Psicológica e Bem-Estar e adequar as contratualizações financeiras nos Centros de Saúde.

Share This