E se lhe disser que a cera é essencial para a saúde do seu ouvido?

É um daqueles factos que pode parecer estranho à primeira, mas a cera do ouvido tem um papel importante na proteção, manutenção e saúde dos ouvidos.
03 Novembro 2020

Se acha que a cera está ligada à sujidade do ouvido, está equivocado. A verdade é que esta substância produzida pelos ouvidos é normal e desejável. Ela protege os ouvidos de insetos; impede a entrada de cabelos, pós e pele morta dentro do ouvido; tem propriedades ácidas que impedem o crescimento de fungos e lubrifica o canal auditivo.

Limpar os ouvidos com cotonetes não deveria ser parte da sua rotina de higiene, porque em vez de cumprir a função de limpeza que lhe é atribuída, o cotonete empurra a cera para dentro do seu ouvido, fixando-a, por vezes, ao tímpano. Isto pode levar a um mal funcionamento da membrana timpânica, não sendo capaz de vibrar corretamente e, assim, provocar perda da capacidade auditiva. Deve, assim, utilizar os cotonetes só para a área externa do ouvido.

Quando usamos cotonetes, o que fazemos é empurrar a cera para dentro do ouvido, propiciando a formação de tampões e, em última análise, a criação de irritações ou infeções do canal auditivo. A forma mais correta de limpar os ouvidos é lavá-los com água durante a higiene diária e secá-los, logo a seguir, com uma toalha, relembra Alexandra Marinho, Audiologista da GAES – Centros Auditivos de Portugal.

 

ÚLTIMAS

Share This