O Facebook é um poço sem fundo de conteúdo. Lá, podemos encontrar tudo. Desde fotos de amigos, notícias, comentários, fotos, enfim, temos o mundo às nossas mãos.
E como tal, foram várias as pessoas que, ao verem um dos vídeos publicados pelo jornal Daily Mail, se depararam com uma classificação gravíssima por parte do Facebook a relação esse vídeo.
Um. This “keep seeing” prompt is unacceptable, @Facebook. And despite the video being more than a year old, a friend got this prompt yesterday. Friends at FB, please escalate. This is egregious. pic.twitter.com/vEHdnvF8ui
— Darci Groves (@tweetsbydarci) September 2, 2021
Ora, ao consultar o vídeo – que tinha como título “Homem branco chama polícias devido a homens negros na Mariana”, os utilizadores depararam-se com uma pergunta algo inacreditável. O Facebook, com uma mensagem automática, perguntava se o utilizador, que estava a ver aquele vídeo, queria continuar a ver vídeos sobre primatas.
Em resposta a esta situação, a empresa pediu desculpa em público, reconhecendo-o como “um erro claramente inaceitável”. Um dos porta-vozes do Facebook esclareceu, ainda, que o software responsável por essa categorização foi, até apuração de factos, retirado da rede social.
Darci Groves, ex-gestor de design de conteúdos do Facebook, escreveu que “esta mensagem de ‘continuar a ver’ é inaceitável”.