Erro do Facebook classifica homens negros como primatas

Esta polémica proveio de um vídeo publicado pelo jornal Daily Mail, onde alguns dos utilizadores repararam numa classificação imprópria.
08 Setembro 2021

O Facebook é um poço sem fundo de conteúdo. Lá, podemos encontrar tudo. Desde fotos de amigos, notícias, comentários, fotos, enfim, temos o mundo às nossas mãos.

E como tal, foram várias as pessoas que, ao verem um dos vídeos publicados pelo jornal Daily Mail, se depararam com uma classificação gravíssima por parte do Facebook a relação esse vídeo.

Ora, ao consultar o vídeo – que tinha como título “Homem branco chama polícias devido a homens negros na Mariana”, os utilizadores depararam-se com uma pergunta algo inacreditável. O Facebook, com uma mensagem automática, perguntava se o utilizador, que estava a ver aquele vídeo, queria continuar a ver vídeos sobre primatas.

Em resposta a esta situação, a empresa pediu desculpa em público, reconhecendo-o como “um erro claramente inaceitável”. Um dos porta-vozes do Facebook esclareceu, ainda, que o software responsável por essa categorização foi, até apuração de factos, retirado da rede social.

Darci Groves, ex-gestor de design de conteúdos do Facebook, escreveu que “esta mensagem de ‘continuar a ver’ é inaceitável”.

ÚLTIMAS

Share This