Erros a não cometer quando utiliza o micro-ondas

Sabia que os erros mais comuns ao usar o micro-ondas resultam em comportamentos que podem prejudicar tanto a qualidade dos alimentos como o bom funcionamento do eletrodoméstico? Nesse sentido, importa conhecer os erros que não deve cometer.
27 Maio 2021

Tome nota de algumas falhas mais cometidas, de forma a não cometê-las, segundo o Ekonomista.

  • Aquecer água

Embora possa ser feito, existe o perigo de sobreaquecimento, que pode causar queimaduras. Isso pode acontecer, porque, ao abrir a porta do micro-ondas, a água passa do estado líquido para o gasoso muito rapidamente. Assim, se quer mesmo aquecer água, faça-o por pouco tempo de cada vez.

  • Aquecer grandes pedaços de carne

Quando o pedaço de carne é muito grande, a temperatura não vai chegar ao centro da peça, o que provoca um aquecimento irregular. Opte por partir a carne em pedaços mais pequenos para o aquecimento ser uniforme.

  • Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina

Ao aquecer estes alimentos no micro-ondas, é preciso perfurar esta pele, alerta o Ekonomista, caso contrário vai criar vapor no interior que não pode ser libertado. Perfure várias vezes com a ajuda de um garfo e depois sim, aqueça à vontade.

  • Cozinhar ovos inteiros

Os ovos nunca podem ir para o micro-ondas com a casca, pois a acumulação de vapor no interior pode levar à explosão do ovo.

  • Utilizar plásticos não adequados

Só os recipientes de plástico que têm a informação de que são adequados para micro-ondas devem ser usados. Se não tiverem esta informação nunca os use neste eletrodoméstico, pois vão libertar substâncias nocivas para os alimentos e, consequentemente para a sua saúde.

  • Não limpar o micro-ondas

Este eletrodoméstico deve estar sempre limpo, pois os resíduos ou líquidos que possam ficar nas paredes do micro-ondas podem contaminar os outros alimentos que vamos aquecer ou cozinhar.

  • Utilizar recipientes inadequados

Revela o Ekonomista que este é um dos erros mais comuns ao usar o micro-ondas e que deve ser evitado para prolongar a vida do eletrodoméstico. Fuja de tudo o que tem inox, metais ou folha de alumínio.

  • Não tapar o recipiente

As tampas que vêm com os micro-ondas, ou as que se compram no supermercado, não existem por um acaso. São muito importantes de utilizar para aquecer os alimentos no micro-ondas.

  • Utilizar apenas a configuração de potência mais alta

Quando utilizamos o micro-ondas apenas nesta potência, não estamos a respeitar as características do alimento a aquecer. E como deve imaginar, nem todos os alimentos cozinham da mesma forma, o que pode estragar ou alterar o sabor dos mesmos.

  • Não aos recipientes quadrados

Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que utilizar recipientes quadrados para aquecer comida pode não ser a melhor ideia, porque neste tipo de tupperwares, o micro-ondas não consegue chegar a todo o lado de uma forma uniforme.

Salienta ainda o Ekonomista que a Direção-Geral da Saúde (DGS), disponibiliza um documento sobre alimentação inteligente. Aqui também pode encontrar dicas da utilização do micro-ondas na confeção das suas refeições.

Share This