Estudo diz que cabelo branco causado por stress pode ser revertido

Segundo uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, quando removemos a fonte do stress, o cabelo volta à sua cor natural.
16 Julho 2021

A equipa de investigadores norte-americanos demonstrou a relação entre o stress psicológico e cabelos brancos, através da utilização de uma ferramena que permite analisar a cor de cada fio de cabelo detalhadamente e calcular a sua perda de pigmentação.

Foram examinados os fios de cabelo de várias zonas do corpo de um grupo de 14 voluntários de diversas faixas etárias. Para a finalidade da experiência, foi pedido aos indivíduos que registassem os índices semanais de stress num diário.

Esta experiência permitiu à BBC apurar que, entre os mais jovens, quando o stress desaparecida, o cabelo voltava à sua cor original.

Segundo Picard, coautor do estudo, “o stress psicológico afeta os processos de energia nas mitocôndrias e, quando as mitocôndrias não funcionam bem, o cabelo perde pigmento”.

Acrescenta, ainda, que “quando a fonte de stress é removida, o cabelo pode voltar e recuperar a cor anterior. Mas quando o cabelo ultrapassa esse lemite há decadas, é altamente improvável que volte a ter outra cor”.

ÚLTIMAS

Share This