FIFA e UEFA eliminam clubes e seleções russas de todas as competições

Esta decisão acontece um dia depois de a FIFA ter cancelado a realização de jogos de futebol na Rússia.
01 Março 2022

Hoje foram suspensas de todas as competições, os clubes e as seleções russas de futebol, por decisão conjunta da UEFA e da FIFA, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.


“Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adoção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, sejam seleções ou clubes, devem ser suspensas de participar nas competições da FIFA e da UEFA até nova ordem”, pode ler-se no comunicado dos dois organismos que regem o futebol mundial e europeu.


A exclusão das representações russas das competições europeias e mundiais foi decidida ao mais alto nível, pelo “Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, os dois mais altos órgãos decisórios das duas instituições em assuntos tão urgentes”.
“O futebol está totalmente unido e em total solidariedade com as pessoas afetadas na Ucrânia. Os dois presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente, para que o futebol possa voltar a ser um vetor de união e paz entre os povos”, remata o comunicado das estruturas presididas por Gianni Infantino e Aleksander Ceferin.


Esta decisão ocorre um dia depois de a FIFA ter cancelado a realização de jogos de futebol na Rússia, admitindo que as seleções do país jogassem em campo neutro, sem espetadores e sem hino, e sob a designação da sua federação nacional e não do país.

“Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, devendo as partidas ‘em casa’ ser jogadas em território neutro e sem espetadores”, detalhou a FIFA em comunicado, no domingo.

ÚLTIMAS

Share This