Fique a saber as novas medidas do governo para controlo da pandemia

A mais relevante é a exigência de um certificado digital ou teste negativo à covid-19 para aceder a hóteis e restaurantes.
09 Julho 2021

Esta quinta-feira, como tem sido hábito, o governo anunciou mais medidas, de forma a combater a situação agravante de Covid-19 em Portugal.

Uma das novas medidas tomadas é a exigência de um certificado digital ou teste negativo à Covid-19 para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território nacional.

Ora, se você está situado num dos concelhos de risco elevado ou muito elevado, fique a saber as medidas que lhe interessam:

  • Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia. Assim, o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22h30. Esta regra entra em vigor às 15h30 de sábado dia 10 de julho;
  • Prolongar a limitação de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00.

Para aceder a hóteis e restaurantes, precisa de um destes seguintes testes/comprovativos:

  • Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
  • Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
  • Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
  • Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

Outra decisão tomada foi o fim da proibição de entrar e sair na Área Metropolitana de Lisboa no fim-de-semana.

Para saber qual a situação do seu concelho, consulte Ponto de Situação Atual em Portugal – COVID-19 (min-saude.pt).

ÚLTIMAS

Share This