Jovens adultos também estão susceptíveis a demência

A principal causa poderá ser a doença vascular, em combinação, ou não, com a doença de Alzheimer.
25 Agosto 2021

Um estudo da Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo, no Brasil, anota que a demência, muitas vezes associada à população mais idosa, também afetará adultos jovens. Como tal, a causa apontada será a doença vascular, com ou sem a associação a Alzheimer.

Para o propósito do estudo, foi examinado o cérebro de 275 pessoas, com menos de 65 anos. Em 10% desses casos, foi detetada demência vascular, que surge, em princípio, pela falta de circulação do sangue.

Roberta Rodriguez, neurologista que contribuiu para este estudo, conta, à revista Galileu, refere que “lesões no cérebro provocadas pela doença dos vasos cerebrais são tão frequentes quantos as lesões da doença de Alzheimer”.

Para pacientes jovens, acresce que “estudos recentes que a presença de mais um tipo de lesão no cérebro (…) é mais frequente do que se imaginava”.

A neurologista diz, ainda, que ” a amostra estudada tinha indivíduos sem alterações cognitivas e com alterações. Os pacientes podem ter as alterações no encéfalo mas não apresentarem sintomas”.

ÚLTIMAS

Share This