Não culpe o seu metabolismo pelo seu aumento de peso

Este estudo mostra-nos que o metabolismo só desacelera a partir dos seus 60 anos.
14 Setembro 2021

Temos o hábito, todos nós, jovens adultos até quarentões, de dizer que se ganhamos peso é porque já temos o metabolismo que tínhamos antes, em adolescentes, onde queimávamos calorias só a respirar.

Ora, para contrariar isso, um artigo de investigadores do Pennington Biomedical Research Center, publicado na revista científica Science, afirma que o funcionamento do metabolismo é muito igual dos 20 aos 60 anos.

Para a realização deste estudo, foram analisadas mais de seis mil pessoas com idades os oitos dias e os 95 anos, de 29 países diferentes.

As conclusões do estudo permitiram definir quatro fases da vida metabólica de uma pessoa:

  • Primeiro ano de vida. É aqui que mais gastamos calorias. Os bebés gastam calorias cerca de 50% mais rápido que os adultos;
  • Até aos 20 anos. Ora, do primeiro ano de vida, até ao vigésimo, perdemos cerca de 3% de taxa metabólica anualmente;
  • Idade adulta. Entre os 20 e 60, o funcionamento do metabolismo mantém-se estável. Se é mulher, fique sabendo que não se denotaram alterações metabólicas causadas pela menopausa.
  • Terceira idade. O metabolismo, a partir dos 60, sofre um declínio anual. É considerado que, a partir dos 90, “uma pessoa precisa de 26% menos calorias todos os dias em comparação com as suas necessidades na meia-idade”.

Para finalizar o tema, não foram vistas diferenças nas taxas metabólicas durante a adolescência ou gravidez, como é tradição afirmarmos.

Share This