Neste país vai ser proibido ter animais de estimação

O projeto de lei está para aprovação.
21 Julho 2022

Se pretende ir viver para o Irão e tem animais de estimação… esqueça! O parlamento do Irão pode estar prestes a aprovar um projeto de lei que pretende limitar a presença de animais de estimação, neste país, segundo avança a BBC.


Caso a lei em questão for aprovada, os donos de um animal de estimação poderão ter de adquirir obrigatoriamente uma autorização de uma comissão especial e poderá ainda haver multas para quem “importar, comprar, vender, transportar ou criar” vários animais de estimação, como gatos, coelhos e também tartarugas.

De acordo com a BBC, “os animais são considerados impuros na tradição islâmica. Aos olhos do novo regime os cães tornaram-se também um símbolo da “ocidentalização” que procura travar.” Ao mesmo jornal, a dona de uma cão, Mahsa, confessa temer sair com o seu cão à rua. O presidente da Associação Veterinária do Irão diz que a polícia detém as pessoas que “passeiam com os cães ou até mesmo por transportá-los nos carros.” Além disso, aos gatos também pode acontecer o mesmo, mesmo que, este seja o país de onde é proveniente uma das raças de gatos mais conhecidas no mundo: o gato persa.

Note que tudo isto começou há cerca de 10 anos, quando alguns deputados do Irão pretenderam introduzir uma lei para apreender cães e largá-los no jardim zoológico ou no deserto, segundo disse o presidente da Associação Veterinária do Irão à BBC, Payam Mohebi, que é contra esta posição. O mesmo ainda completou que este projeto de lei foi sofrendo alterações, incluindo a “punição corporal para os donos dos cães. Contudo a proposta não chegou a lado nenhum.”

ÚLTIMAS

Share This