O benefício dos cogumelos para quem tem mais de 65 anos

Pesquisadores de Singapura sugerem que comer cogumelos mais de duas vezes por semana pode ajudar a prevenir a perda de memória em idades acima dos 60 anos.
08 Junho 2021

A pesquisa teve como foco o comprometimento cognitivo leve. Descobriu-se que pessoas com mais de 65 anos que comiam mais de duas porções de cogumelos por semana apresentavam menos comprometimento cognitivo do que aqueles que não comiam cogumelos.

Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)

CCL não é a mesma coisa que demência, mas afeta entre 5 e 20% das pessoas com 65 anos ou mais. Muitas pessoas que sofrem de CCL, no entanto, acabam por desenvolver demência total. Os tipos de sintomas que o CCL causa incluem esquecimento de eventos, não ser capaz de pensar sobre os problemas, distrair-se facilmente, ter problemas para encontrar as palavras certas ou mesmo problemas na perceção do espaço e da distância.

 

A Pesquisa

A pesquisa foi conduzida pela Universidade Nacional de Singapura. Baseou-se no estudo dos hábitos alimentares de 663 pessoas durante um período de 6 anos. Os cogumelos comidos incluíam ostra, shiitake, botão branco, seco, dourado e enlatado. Aqueles que comeram mais de 300g de cogumelos por semana tiveram melhor desempenho em testes cerebrais do que aqueles que não comeram.

 

Porquê cogumelos?

Os cogumelos contêm ergotioneína, que é um antioxidante e ajuda a proteger as células contra danos. Os cogumelos também contêm vitamina D; na verdade, são a única fonte de vitamina D dos alimentos vegetarianos. O selénio e a espermidina também estão presentes nos cogumelos. Os cogumelos também são uma boa fonte de vitaminas B, que ajudam a fornecer energia ao quebrar proteínas, gorduras e carboidratos e desempenham um papel fundamental no sistema nervoso. Os beta-glucanos também aumentam a imunidade e ajudam na resistência a alergias. Os pesquisadores fizeram questão de dizer que os participantes também podem ter comido outros alimentos como chá verde, nozes e peixes, que também foram citados como ajudando o cérebro.

 

Outros benefícios dos cogumelos

Há pesquisas a decorrer sobre os benefícios dos cogumelos à saúde. Eles foram citados como uma proteção contra o câncro, protegendo, também, as nossas células contra danos ao ADN. A redução do colesterol também os associa à proteção do coração.

 

Qual é a melhor maneira de cozinhar cogumelos?

A pesquisa mais recente tende a sugerir que o tempo de cozinha mais curto é o melhor para os cogumelos reterem as suas vitaminas e nutrientes. Parece que cozinhar cogumelos no microondas ou grelhar aumenta a atividade antioxidante em comparação com ferver ou fritar. Cogumelos podem ser um alimento difícil de armazenar, pois podem deteriorar-se muito rapidamente. É melhor guardá-los no frigorífico na embalagem original. Se comprar cogumelos soltos, guarde-os num saco de papel e guarde no congelador.

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