O pão fit que se faz em 15 minutos

É uma versão baixa em hidratos de carbono e que não contém glúten.
16 Novembro 2020

Pão pode estar na ementa de quem está a tentar perder peso e esta receita segue essas mesmas alíneas, com consumo moderado e preparação caseira. A receita da Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, tem uma versão pela qual pode começar, já que é baixa em hidratos de carbono.

Do que precisa

— Três ovos grandes;
— 100 gramas de sementes de girassol moídas/farinha;
— 80 gramas de farinha de coco;
— 80 gramas de linhaça dourada moída;
— 40 gramas de polvilho doce (para a versão low carb use amêndoa);
— Quatro colheres de sopa rasas de psyllium husk (tipo de fibra solúvel) em pó;
— Quatro colheres de sopa de azeite;
— Uma colher de chá de vinagre de sidra;
— 200 mililitros de água morna;
— Uma colher de sopa bem cheia de fermento sem glúten;
— Sal (a gosto).

Como se faz

Misture bem os ingredientes secos. Coloque num copo alto todos os ingredientes líquidos e o sal, e triture com a varinha mágica até obter um líquido homogéneo e ligeiramente espumoso.

Adicione o líquido às farinhas e vá mexendo até conseguir uma massa solta e moldável. Caso seja necessário, junte mais um pouco de água ou azeite. Molde em forma de pão (ou bolinhas) e decore com sementes (opcional).

Coloque num tapete de silicone sobre a grelha e leve a cozer durante cerca de 40 minutos. O forno deve estar aquecido a 180 graus.

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