Prepare os binóculos! Júpiter vai estar tão próximo da Terra que até as suas luas vão ser visíveis

O maior planeta do sistema solar, Júpiter vai estar no final deste mês, no ponto mais próximo da Terra desde 1963, há 59 anos. Por isso, nos próximos dias fique bem atento ao céu! O fenómeno tornará possível ver as suas luas. Todos os anos há momentos de maior aproximação entre Júpiter e Terra, mas […]
23 Setembro 2022

O maior planeta do sistema solar, Júpiter vai estar no final deste mês, no ponto mais próximo da Terra desde 1963, há 59 anos. Por isso, nos próximos dias fique bem atento ao céu!

O fenómeno tornará possível ver as suas luas. Todos os anos há momentos de maior aproximação entre Júpiter e Terra, mas nunca a distância foi tão curta nos últimos 59 anos como a que se irá verificar na próxima semana.

O melhor dia para estares atento a este fenómeno será já na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro.

“A oposição de Júpiter acontece a cada 13 meses e faz com que o planeta pareça maior e mais brilhante”, afirma a NASA. “O momento de maior aproximação entre os dois planetas raramente coincide com a oposição, o que significa que a vista deste ano será extraordinária.”


Júpiter estará a 367 milhões de milhas de distância da Terra, quando habitualmente está, em média, a 600 milhões. Prepare o telescópio ou até uns binóculos!

ÚLTIMAS

Share This