Proposta do governo para limitar margens de combustíveis chegou a assembleia

Limite das margens de combustíveis simples poderá abranger todas as cadeias de valor.
10 Agosto 2021

De acordo com a proposta de lei do Governo que deu entrada na AR (Assembleia da República), esta sexta-feira, é salientada uma necessidade de “intervir com a fixação de margens máximas em todas as componentes das cadeias de valor de gasolina e gasóleo simples e de GPL engarrafado”.

No texto legislativo, pode-se ler, igualmente, que “por razões de interesse público e por forma assegurar o regular funcionamento do mercado e a proteção dos consumidores, podem ser excepcionalmente fixadas margens máximas em qualquer uma das componentes comerciais que formam o preço de venda ao público dos combustíveis simples ou de GPL engarrafado”.

O preço de venda ao público da gasolina aumentou cerca de 1,7% em junho, relativamente ao mês de maio, sendo o sétimo mês consecutivo com um aumento do preço da gasolina em Portugal. Mas segundo a ERSE, o peso das margens de comercialização, nesses preços, desceu.

Em relação ao gasóleo, o peso fiscal tornou o preço deste maior, em 19 cêntimos em comparação a Espanha. A ERSE afirma que os preços médios encontram-se alinhados com o pais vizinho.

ÚLTIMAS

Share This