Rir, sabe que é o melhor remédio?

Depois de conhecer estes benefícios, não vai ter razões para não rir.
23 Novembro 2020

É provável que nunca tenha pensado muito no assunto naqueles momentos em que se ri de piadas que já conhece bem, enquanto revê “Friends” pela milésima vez, mas existem mesmo motivos para rir o melhor remédio. Não acredita? Conheça-os, abaixo.

1. Os níveis da hormona do stress caem

A famosa cultura de empresa da Google foca-se na diversão, e o efeito do riso facilita perceber o porquê. Rir não só liberta endorfinas – os químicos “felizes” naturais do corpo -, como também diminui a secreção de cortisol, a hormona responsável pelo stress.

2. Faz um upgrade no seu treino

Parece estranho, mas o riso pode mesmo afetar a forma como faz exercício. Uma boa gargalhada exercita o diafragma, enquanto contrai os músculos abdominais, replicando os efeitos de mini crunches (exercício abdominal) e relaxando o corpo. Rir também também pode aumentar a tolerância à dor, o que é sempre útil na hora de enfrentar um treino rigoroso e, por fim, melhora o humor – e, esperamos nós, o entusiasmo no ginásio.

3. Fortalece relações

Esta é fácil. Qualquer pessoa adora estar com alguém que a faz sorrir, portanto não é surpreendente descobrir que o riso faz maravilhas pelas relações amorosas. Mais uma vez, tudo se prende com as endorfinas: quando namorados se riem juntos, são libertadas endorfinas no cérebro, criando uma sensação geral de felicidade, contentamento e bem-estar com o parceiro.

4. Aprender torna-se mais fácil 

O derradeiro truque para fazer alguém decorar algo? Faça a pessoa rir. O humor pode reduzir a ansiedade e a sensação de esgotamento, criando um estado perfeito para a concentração e absorção de novas informações.

5. A pressão arterial diminui

Embora os investigadores digam que o “riso alegre” pode causar um pico inicial na pressão arterial, o aumento é seguido por uma diminuição que leva a pressão arterial abaixo do seu nível normal em repouso. Na verdade, um estudo concluiu que assistir a uma sitcom pode melhorar o fluxo sanguíneo durante 24 horas inteiras, enquanto outro trabalho científico descobriu que os filmes tristes realmente prejudiciais para os vasos sanguíneos. Adeus, “A Culpa é das Estrelas”.

6. É menos provável que adoeça

Não estamos a dizer que deve trocar o seu suplemento de vitaminas. Contudo, se quiser reforçar o sistema imunitário, rir pode ser o truque. Estudos dizem que rir pode aumentar o número de anticorpos que combatem infeções no corpo, dando uma camada extra de proteção contra os germes da estação fria.

Share This