Saiba onde pode parar se fizer uma roadtrip pela EN2, a mais longa da Portugal

Entre Chaves e Faro há mais de 700 quilómetros para descobrir. Veja em que cidades pode parar se se aventurar pela Estrada Nacional 2 (EN2).
19 Maio 2021

Ao ligar Chaves a Faro, a EN2 tornou-se na maior estrada de Portugal – no total são 739,260 quilómetros. A EN2 é a única estrada a atravessar o país de norte a sul pelo interior.

Atualmente, a EN2, planeada do contexto do Plano Rodoviário Nacional de 1945, tem um alto valor turístico. Descubra as sugestões de lugares para parar durante uma roadtrip pela EN2 da Civitatis:

CHAVES
O quilómetro zero da Estrada Nacional 2 encontra-se numa rotunda perto do Jardim Público de Chaves. É a partir daqui que começa a aventura. Aproveite para desfrutar das raízes do país.

PESO DA RÉGUA
Pouco mais de 100 quilómetros depois do início da rota, encontramos o Douro na sua passagem pelo Peso da Régua. Sendo uma terra conhecida pela sua produção vinícola, pode aproveitar para provar o vinho da região ou até passear de barco pelo Douro e desfrutar das maravilhosas vistas das vinhas plantadas nas suas margens.

LAMEGO
Ao cruzar o Douro partindo do Peso da Régua, encontramos Lamego, cidade milenar onde, segundo reza a lenda, foram convocadas as primeiras Cortes do país que indicaram D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal. Será verdade? É também imperdível uma visita ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

VISEU
Viseu é a nossa seguinte paragem. O destaque vai para a Catedral de Viseu, do século XII, e o monumento a Viriato, personagem histórico e icónico da cidade, já que diz a lenda que este pode ter sido o seu local de nascimento.

MONTEMOR-O-NOVO
É a segunda maior cidade do distrito de Évora, ficando apenas atrás da cidade homónima. Aqui, podemos visitar o velho castelo, que no passado abrigou toda a população do assentamento dentro das suas muralhas. Outra ótima recomendação da zona é visitar a Gruta do Escoural que contém arte rupestre do paleolítico.

CASTRO VERDE
Pequena vila, Castro Verde abriga uma joia em plena planície alentejana: a Basílica Real. Epicentro da vila, no seu interior é possível encontrar vastos painéis de azulejos que forram as paredes do templo. Além disso, na vila pode ainda visitar o curioso Museu da Lucerna, que reúne centenas de exemplares deste objeto que fez parte do quotidiano da época romana.

FARO
Chegamos ao fim da nossa rota pelo interior de Portugal! Faro, a antiga Ossonoba romana, apresenta-nos um centro histórico interessante e digno de visitar. Para terminar, por que não aproveitar um dia de praia ou maravilhar-se com as paisagens das marismas da Ria Formosa?

ÚLTIMAS

Share This