São estes os sacos mais amigos do ambiente

O estudo, da Deco Proteste, analisou o número de utilizações e impacto ambiental da produção de cada um dos tipos de saco.
03 Setembro 2021

Já temos denotado, basta ir a qualquer um dos super e hipermercados que temos no nosso país, que os sacos de plástico estão a cair em completo desuso, sendo de fácil perceção que estes não são, nem nunca foram, os melhores amigos do ambiente.

Como tal, temos de tentar encontrar alternativas para nos ajudar no transporte dos bens que adquirimos para consumo próprio.

Mas será que os sacos de papel ou algodão são a melhor solução? O estudo da Deco Proteste diz que não, afirmando que estes têm uma pegada ambiental maior que os sacos de plástico.

Para perceber e se tirarem as conclusões necessárias, era necessário entender o ciclo de vida, o número de utilizações possíveis e o impacto ambiental na produção dos diferentes tipos de saco diferentes que nos são disponibilizados nos supermercados.

Os resultados foram os seguintes:

  • Trolley de compras

Esta é a opção menos sustentável. Tem o maior impacto ambiental de todas as opções estudadas, demorando 742 utilizações para se tornar sustentável.

  • Saco de algodão

Este tipo de saco tem de ser utilizado cerca de 101 vezes para que tornem mais sustentáveis que um saco de plástico, visto que requerem de mais energia e materiais no seu processo de fabrico.

  • Saco de algodão biológico

No caso deste, são necessárias ainda mais utilizações para que se alcance uma situação sustentável, cerca de 149. Estes têm um processo de fabrico mais exigente, visto que requerem a não utilização de fertilizantes, sendo necessário, então, maior gasto de recursos e emissões.

  • Saco de algodão em rede

Este é o caso menos sustentável dos sacos de algodão, ao precisar de 952 utilizações para se tornar sustentável.

  • Saco de plástico

Estes tornaram-se o caso mais surpreendente do estudo, por precisarem apenas de 4 utilizações para atingirem a sustentabilidade.

No final das contas, segundo Elsa Agente, da Deco Proteste, a melhor opção passará por utilizar um saco simples, de um único material, com o mínimo possível de tintas e colas. E, acima de tudo, considerar sempre o que já tem em casa, em vez de comprar cada vez que vai ao supermercado.

 

ÚLTIMAS

Share This