Autor: zeljkosantrac | Crédito: Getty Images

Seis formas de melhorar o seu humor

Aprenda como lutar contra a má disposição que pode sentir pela chegada do outono e do inverno.
21 Setembro 2021

Quem nos dá estas dicas é o The Guardian, com a contribuição de Rakhi Chand (psicoterapeuta) e McLeod (responsável pela organização de caridade ‘Mind’), que quis ajudar os seus leitores a melhorarem o seu humor quando o tempo lá fora começa a ficar menos sorridente:

  • Identificar os sintomas que mostram que está triste

Quando as estações do ano começam a mudar, há muita gente que, segundo McLeod, sofre de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Os sintomas podem incluir falta de energia, mau humor e dificuldades de concentração.

Chand diz que, para contrariar o TAS, não há nada melhor que exercício, comer bem, socializar e dormir como deve ser.

  • Usar a luz artificial

Rakhi Chand recomenda as luzes de terapia, referindo que “têm existido pesquisas o suficiente, desde os anos 80, que suportam a teoria da utilização de luzes de terapia para tratar os sintomas depressivos relacionados com a mudança de estações”.

  • Tomar vitamina D

Com o tempo nublado a chegar, torna-se essencial o uso de suplementos de esta vitamina. Visto que está comprovado que uma baixa concentração de vitamina D está associada à depressão.

  • Faça o devido exercício físico

Todos sabemos que, com o vento e a chuva, a prática de exercício físico ao ar livre pode-se tornar, substancialmente, menos conveniente. Addy Baddeley, ex-atleta olímpica, diz que o equipamento certo é essencial para uma melhor experiência outdoor.

Em casos mais extremos, o melhor, segundo Addy, é mudares a nossa rota e escolhermos trajetórias menos suscetíveis a poças, como estradas.

  • Ver os amigos

O mau tempo pode, de facto, ser impeditivo de nos darmos com os nossos amigos. Segundo McLeod, o evitarmos o contacto social poderá ser, também, um sinal de má saúde mental.

Qualquer contacto, seja virtual ou físico, ajuda bastante nessas alturas. Portanto, não se esqueça disso, quando se estiver a sentir pior.

  • Aproveite o sol, quando ele aparece

Quando ele aparece, seja por mais ou menos tempo, aproveite o momento. Saia à rua e passeie, veja quem não vê há muito tempo e fique por uma esplanada.

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