Sofia Ribeiro: “Ninguém quer ser um guerreiro quando se trata de um cancro”

A atriz deixa uma mensagem positiva a todos que enfrentam a doença.
04 Fevereiro 2022

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Sofia Ribeiro divulgou fotografias de uma das fases mais difíceis da sua vida, quando enfrentou um cancro de mama. Junto das imagens, a atriz propôs uma reflexão sobre o tema. “Proponho repensar. Seria possível por exemplo, pararem de invocar Deus, dizendo que o senhor só dá grandes batalhas a grandes guerreiros?! E os outros, os que não sobrevivem são menos guerreiros? Não fazem claramente a menor ideia do que uma frase destas, ainda que com a melhor das intenções, pode fazer sentir a alguém que está a passar verdadeiramente por um momento difícil na sua vida.”


“Ninguém quer ser um guerreiro quando se trata de um cancro. Sim estamos a falar de cancro.
Mais uma vez! E as que forem necessárias, Enquanto continuarmos a não compreender que não é com atitudes e frases deste género que se dá colo, ou que se motiva, ou lá o que for!”



A atriz, na publicação, fala dos sentimentos que teve na época e que identifica em muitas das pessoas que também passam pela mesma doença. “Não, desculpem mas não, não fomos os escolhidos. Não, desculpem mas não! Não somos mais fortes que os outros que não foram escolhidos para ter cancro. Ter cancro não vem por escolha ou merecimento. Se é por essa ordem de ideias, então queridos e querido Deus, nós os ex guerreiros, os atuais e os futuros, não obrigada, não queremos ser guerreiros. Queremos ser apenas meros e comuns mortais sem cancro.”



Sofia Ribeiro também pede para que as pessoas tenham sensibilidade na hora de falar com quem tem o diagnóstico de cancro. “Se não sabes o que dizer, está tudo certo. É compreensível. Não há mal nenhum! Mas então não digas nada. Um “estou aqui, estando!” Um “força!”… Acreditem, vale mais que mil frases feitas, cheias de boas intenções mas desprovidas de realidade/sensibilidade. Cuidem-se, toca mesmo a todos.”


Assim, a atriz deixa uma mensagem especial aos que enfrentam a doença: “O meu abraço apertado a quem ainda está no seu processo de cura. Força! Aqui deste lado a torcer por vocês. Ass.: Ex – Guerreira.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sofia Ribeiro (@sofiarribeiro)

ÚLTIMAS

Share This