Stress pode causar hipertensão, AVC e ataque cardíaco

Níveis muito altos de stress podem prejudicar a sua saúde toda.
14 Setembro 2021

E o que comprova isto é o estudo da CNN, que revela que níveis elevados de stress têm a tendência de o colocar em risco de desenvolver hipertensão.

A pesquisa da Associação Americana do Coração (AHA, em inglês) mostra que o aumento progressivo da hormona do stress – o cortisol, aumenta a possibilidade de sofrer um AVC, ataque cardíaco ou doença cardíaca.

Glenn Levine, professor de medicina do Baylor College of Medicine, explica, à AHA, que “stress, depressão, frustração, raiva e uma visão negativa da vida não só nos torna pessoas mais infelizes, mas têm um impacto negativo na saúde e longevidade”.

Este estudo, em particular, acompanhou 412 adultos, todos com idades entre os 48 e 87 anos e que apresentavam uma pressão arterial normal, medindo os níveis de hormonas do stress na urina em várias ocasiões, desde 2005 a 2018.

A CNN, no decorrer desta pesquisa, foram avaliadas três hormonas – norepinefrina, epinefrina e dopamina – responsáveis pela regulação do sistema nervoso autónomo e pelo controlo das funções involuntárias do corpo, como a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

Para além destas três, os índices de cortisol, hormona libertada pelo organismo como resposta ao stress.

A duplicação dos níveis de cortisol, sem que os níveis de norepinefrina, epinefrina ou dopamina aumentem, está associado a uma probabilidade 90% superior de ter um episódio cardiovascular, refere o estudo. Quando os níveis das quatro hormonas duplicam, vemos o risco de hipertensão a subir numa percentagem que ronda os 21% a 31%.

Share This