Temperatura global deverá subir 2,7 graus até 2100

Por cada grau de aumento de temperatura, prevê-se, proporcionalmente, um aumento das tempestades, chuvas, entre outros fenómenos naturais.
09 Agosto 2021

Segundo relatório do IPCC, são considerados cinco cenários para o nosso futuro, dependentes dos níveis de emissão de carbono.

Se mantivermos a situação climática atual, algo que não seria suficiente para alterar o rumo das coisas, prevê-se um aumento de 1,5 graus em 2040 e de 2,7 em 2100. Este aumento traria, então, mais tempestades, secas, inundações, entre outros fenómenos climáticos.

Se considerarmos um aumento do nível de emissões para o dobro, em meados do século, as temperaturas poderão chegar a aumentar em quatro graus, em 2100.

No cenário mais positivo possível, ou seja, no caso de atingirmos nível de emissões de carbono zero, o aumento de temperatura estaria nos 1,5 graus em 2040, 1,6 graus em 2060 e baixaria para 1,4 graus no final do século.

Para vermos mudanças no rumo dos acontecimentos, precisamos de agir já. Se reduzirmos as emissões de carbono, as diferenças de temperatura não serão logo evidentes, podendo demorar algumas décadas. No entanto, a nível de qualidade do ar, seriam apenas necessários alguns anos para podermos respirar um ar com bastante melhor qualidade.

ÚLTIMAS

Share This