Temperaturas altas continuam esta semana

Há regiões, onde os termómetros vão atingir os 40 graus.
13 Junho 2022

A vaga de calor que se tem feito sentir desde o final da semana passada vai continuar. A “culpa” é de uma massa de ar quente do norte de África que está a passar pelo interior da Península Ibérica e vai fazer com que as altas temperaturas se mantenham durante os próximos dias, embora não em todo o território.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros deverão atingir os 40oC na Beira Baixa, interior do Alentejo e vales do Tejo e do Douro. Com temperaturas mais baixas, mas ainda quentes, estará o Porto – que na quarta-feira, 15, deverá chegar aos 30oC – e em Lisboa, onde a previsão é de máxima de 36oC, apesar do céu nublado.

Para a faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30 graus, devido à previsão de vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.


De acordo com o instituto, as temperaturas máximas “deverão estar entre cinco e 12 graus acima dos valores médios para a época do ano, situação que é comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de tempo quente, em particular no interior”.

Seis distritos do continente sob aviso laranja Face às altas temperaturas, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja até às 18 horas de amanhã.


O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA recomenda para as regiões em risco extremo que se evite o mais possível a exposição ao sol.

ÚLTIMAS

Share This