Vulcão Etna entra (novamente) em erupção

Em 2021, durante um período de seis meses, o vulcão expeliu tanto material que a altura da cratera sudeste do vulcão aumentou 30 metros.
11 Fevereiro 2022

O Etna, o vulcão mais alto e ativo da Europa, entrou em erupção na noite de quinta-feira. As explosões de lava do Monte Etna, situado na Sicília, em Itália, iluminaram o céu noturno e provocaram uma nuvem de fumo com mais de oito quilómetros de altura, segundo a agência Reuters.



De acordo com a CNN Portugal, a erupção centrada na cratera sudeste do vulcão registou-se a uma altitude de cerca de 2.900 metros e enviou cinzas e nuvens de fumo com cerca de oito quilómetros de altura, disse o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália.



A atividade também está a aumentar tanto em número e na amplitude dos eventos. O INGV emitiu um alerta vermelho para voos na região, mas a até agora a atividade atual do vulcão não afeta o pleno funcionamento do aeroporto mais próximo.



O vulcão de 3.330 metros de altura pode entrar em erupção várias vezes por ano, expelindo lava e cinzas sobre a maior ilha do Mediterrâneo. A última grande erupção foi em 1992.

 

ÚLTIMAS

Share This