A RDS sugere visitar o Museu da Farmácia

Preparado para viajar por 5000 anos de História da Farmácia?

Inaugurado em junho de 1996, o Museu da Farmácia propõe-te uma atrativa e invulgar viagem por 5000 anos de história da saúde. Visitar o Museu da Farmácia é ficar a conhecer a história da saúde, em todo o seu esplendor, por entre objetos de raro valor histórico, artístico, antropológico e científico, que atravessam milhares de anos e são provenientes de várias civilizações.


Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

No percurso da visita são abordados temas como o combate à doença, a busca da cura e do alívio da dor em culturas e civilizações tão diferentes como a Mesopotâmia, o Egipto, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, a África, o Tibete, a China ou o Japão. Sem deixar de fora aspetos que marcam a atualidade ou apontam para o futuro – aqui entram as farmácias portáteis ou os estojos de primeiros socorros usados por astronautas da NASA.

Os bilhetes dão acesso a uma coleção de objetos com grande valor artístico, antropológico e científico. O Museu da Farmácia Lisboa guarda desde um sarcófago egípcio até um fato de médico da peste negra; e no Museu da Farmácia Porto há peças com aproximadamente 40 milhões de anos e objetos tão singulares como máscaras de curandeiros e feiticeiros de tribos africanas. Não esquecendo, por exemplo, a Farmácia Islâmica, que integrou um palácio de Damasco no século XIX.

O Museu da Farmácia Lisboa guarda uma valiosa coleção, assim como o seu congénere no Porto.
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

O Museu da Farmácia Lisboa guarda uma valiosa coleção, assim como o seu congénere no Porto.
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

O museu que guarda a história da nossa saúde fica localizado entre o Bairro Alto e a Bica, mais precisamente na Rua Marechal Saldanha 1.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados das 10h às 13h e das 14h às 18h (última entrada 30 minutos antes do encerramento).

Garante já o seu bilhete de visita a um museu icónico!