
As estradas portuguesas estão desde a passada sexta-feira a contar com 37 novos radares, dos quais 12 de controlo da velocidade média, numa medida que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) espera ver refletida na diminuição de acidentes e mortes.
“Os radares contribuem, de facto, para diminuir a velocidade. Nesses locais reduziu-se o número de acidentes com vítimas em 36% e as vítimas mortais diminuíram 74%. Há uma clara correlação entre a existência de radares, a diminuição da velocidade e a sinistralidade. O que esperamos é que estes radares contribuam também para salvar as vidas das pessoas que circulam nas nossas estradas”, afirma o presidente do organismo, Rui Ribeiro.
Os 12 radares de velocidade média vão fiscalizar as autoestradas A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira), nos itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior) e IC19 (Sintra) e nas estradas nacionais EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses).
Os restantes 25 radares destinam-se a medir a velocidade instantânea e a sua atividade vai centrar-se em estradas nacionais.
Entre os locais controlados a partir de hoje estão:
– A1 (dois em Vila Nova de Gaia);
– A2 (Albufeira);
– A44 (Vila Nova de Gaia);
– A7 (dois em Guimarães);
– EN101 (Guimarães);
– EN103 (Barcelos);
– EN105 (Santo Tirso);
– EN109 (Figueira da Foz);
– EN119 (Benavente);
– EN125 (Faro);
– EN14 (Maia);
– EN18 (Belmonte);
– EN206 (Fafe);
– EN234 (Nelas);
– EN251 (Coruche);
– EN252 (dois radares em Palmela);
– EN260 (Beja);
– EN5 (Montijo);
– IC17 (Loures);
IC2 (Coimbra e Águeda);
– IP7 (Lisboa).
Em declarações à Lusa, o líder da ANSR assegura que está “tudo pronto” para a entrada em funcionamento dos 37 radares, aos quais se vão juntar mais 25 a breve prazo, no total de 62.
Estes novos radares somam-se aos 61 já existentes e representam um investimento global de 6,2 milhões de euros, sendo que o investimento da instituição foi de 5,8 milhões de euros. Todavia, a intenção da ANSR é não ficar por aqui.
No entanto, a Associação dos Cidadãos Automobilizados (ACA-M) recorda que propôs radares de controlo da velocidade média em 2001. “Vai, finalmente, ser posto em prática. Nós não podemos senão congratular-nos com o facto, porque o controlo da velocidade média é um complemento importante ao controlo da velocidade máxima na fiscalização das estradas”, indica o presidente da entidade.
Fonte: CNN Portugal