Agricultores protestam hoje em marcha lenta

Agricultores vão manifestar-se em Beja sob o mote “Contra a incompetência de quem nos governa”.

Recorde-se que no dia 2 de março, mais de 400 tratores circularam em marcha lenta nas Caldas da Rainha em protesto contra as políticas do Governo para o setor agrícola, naquela que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considerou a maior manifestação efetuada na região Oeste.

A manifestação convocada pela CAP tinha como objetivo mostrar que os agricultores “não são os grandes responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos”, já que estes “nem sequer ainda refletem o aumento dos custos” de produção, disse o presidente da confederação, Eduardo Oliveira e Sousa, na altura à agência Lusa.

“Os custos também aumentaram porque os agricultores não receberam as ajudas prometidas”, lamentou o presidente da CAP, lembrando que, enquanto os agricultores espanhóis “receberam ajudas nos combustíveis, nos fertilizantes e têm ajudas, agora, em relação ao problema da guerra [na Ucrânia]”, em Portugal o setor “teve que assimilar” o aumento dos custos de produção.

Os protestos dos agricultores vão voltar, depois de hoje, dia 24, em Elvas, frisou ainda Luis Mira, acrescentado que, além de manifestações, estão previstas outras formas de luta.

Fonte: LUSA