ATENÇÃO! DGS RECOMENDA O NÃO CONSUMO DE BROA DE MILHO EM ALGUMAS REGIÕES DO PAÍS

Nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o não consumo de broa de milho em várias regiões do país, incluídas nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro.

A DGS, em comunicado, explica que “nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar associados ao consumo de broa de milho numa área específica do país, que inclui os distritos de Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos)”.

Por isso, “neste contexto de suspeita de toxinfeção alimentar”, a DGS pede “que se interrompa o consumo deste alimento nas áreas geográficas acima identificadas, enquanto decorre uma investigação por parte das autoridades competentes” para avaliar a fonte da toxinfeção.

“A Direção-Geral da Saúde e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já implementaram todas as medidas definidas para conter esta toxinfeção e investigar a sua fonte, entre as quais a realização de análises ao alimento e matérias-primas, e a inspeção de operadores económicos para identificação dos lotes de matérias-primas utilizados”, salienta ainda a nota da DGS.

A autoridade de saúde sublinha também que “a não identificação, até à data, de casos noutros distritos ou regiões, sugere uma produção e/ou distribuição regional do alimento suspeito (broa de milho) e das suas matérias-primas”.