Desalojamento Local- Bordalo II critica a crise de habitação

Bordalo II volta ao ataque com ‘Desalojamento Local’, a nova intervenção do artista plástico português que é uma critica à crise na habitação e ao excesso de alojamentos locais.

O artista visual juntou- se ao protesto contra o preço e qualidade de habitação e criou então a “Rua das Angústias”, quatro tendas pintadas de casas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. Num sinal de proibido escreveu “Exceto turistas, nómadas digitais e vistos gold”.

Nesta critica ao excesso de alojamentos locais e casas indisponíveis e acessíveis aos portugueses, o mesmo chama à praça do Príncipe Real “Place du Prince Royal”, à rua de Campo de Ourique “Rue Champ de D’Ouris”. O artista transformou ainda um banco de jardim numa cama esclarecendo que “é urgente regular a loucura da especulação que retira a dignidade a uns para encher os bolsos a outros”.

“Em Portugal, em 2023, há pessoas que se levantam todos os dias para trabalhar oito ou mais horas e chegam ao final do mês sem conseguirem pagar uma casa para viverem”, lê-se na publicação publicada na rede social de Instagram do artista. Nas redes sociais, Bordalo II apelou ainda aos seguidores que se juntassem à manifestação “Casa para viver — planeta para habitar”, que decorre este sábado, às 15 horas, para defender “um direito que é de todos”. O protesto acontece em várias cidades do País, como Lisboa (Alameda), Porto (Batalha), Aveiro (Largo Jaime Magalhães) e Braga (Coreto da Avenida).

Fonte: Noticias ao Minuto