Inovação: Cirurgia sem cicatriz à coluna no Barreiro

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), iniciou no inicio do mês de Setembro, uma nova técnica de intervenção cirúrgica, trata se de uma cirurgia endoscópica da coluna em doentes com patologia degenerativa da coluna lombar.

Neste preciso momento o CHBM é o único hospital da Península de Setúbal que realiza esta operação sem incisão. “Tal deve-se ao crescente interesse e esforço por parte de toda a equipa do Serviço de Ortopedia (realço o papel do Dr. Rogério Barroso, pioneiro na Cirurgia da Coluna Lombar, não só a nível do CHBM, como a nível nacional), de aumentar o nível de diferenciação e capacidade técnica do mesmo, não só a nível de cirurgia da coluna, como de todas as áreas anatómicas a que o Serviço se dedica”.

Esta cirurgia endoscópica da coluna tráz vantagens para os doentes, uma vez que permite diminuir drasticamente a agressividade desta cirúrgica, através de uma única incisão com cerca de 1 cm, e a reabilitação pós-operatória torna se mais fácil e com maior controlo da dor. Além disso, “há uma melhor visualização das estruturas nervosas, o que permite diminuir o risco de lesão iatrogénica das mesmas”, explica o Dr. Fernando Silva, um dos ortopedistas do CHBM que realiza esta intervenção cirúrgica.

“Continuamos, claro, a realizar cirurgia convencional, ‘aberta’, da coluna lombar, reservada para casos em que a cirurgia endoscópica ainda não consegue oferecer resultados satisfatórios”, destacou o médico.

Esta técnica ainda em evolução e de elevada exigência técnica é realizada pelo o cirurgião com mais experiência na mesma em Portugal, o Dr. Alfredo Carvalho do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. que já realizou mais de 250 cirurgias endoscópicas da coluna nos últimos três anos.

Fonte: Noticias ao Minuto