
A partir desta quarta-feira, dia 28 de junho é possível viajar na rede do Metro de Lisboa e pagar o bilhete aproximando apenas o cartão contactless de débito ou crédito ou dispositivo de pagamento.
Esta nova modalidade só é possível devido à parceria do Metropolitano de Lisboa com a Visa, Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre.
“A partir de hoje, todos os utilizadores não frequentes do metro, têm à sua disposição uma nova tecnologia instalada em todos os canais de validação do Metropolitano de Lisboa que possibilita a passagem nos mesmos mediante a apresentação de um cartão bancário, de débito, crédito, ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch, – contactless – não sendo necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte”, esclarece a empresa pública em comunicado.
Segundo o mesmo comunicado, os equipamentos instalados pela Indra nos canais de acesso fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador.
Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de € 1,65 (para toda a rede do Metropolitano de Lisboa).
Foram instalados 1 504 leitores sem contacto em 752 canais de validação das estações de metro.
“Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel”, refere o Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.