JMJ: BORDALO II INSTALA “PASSADEIRA DA VERGONHA” NO PALCO-ALTAR EM CRÍTICA AO INVESTIMENTO

O palco altar no Parque Tejo esteve envolvido numa polémica sobre o seu custo, que resultou, em fevereiro, na redução do valor de 4,2 milhões de euros para 2,9 milhões – assegurados pela Câmara de Lisboa.

O artista Bordalo II estendeu uma “passadeira da vergonha”, composta por representações de notas de 500 euros, no palco altar no Parque Tejo, em Lisboa, numa crítica aos “milhões do dinheiro público” investidos para receber o Papa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A instalação com nome “Walk of Shame” (“passadeira da vergonha”, numa tradução livre para português], composta por reproduções ‘gigantes’ de notas de 500 euros em sequência, foi divulgada pelo artista português na rede social Instagram, com imagens da produção e instalação no palco altar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo.

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a ’tour’ da multinacional italiana. Habemus Pasta”, lê-se na publicação do artista.

Ora veja aqui a publicação: