Outono com cheiro de verão
Pelo menos sete distritos em Portugal continental podem ultrapassar os 30º graus nos próximos dias, algo fora do comum para a época. Os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal são os que marcam as temperaturas mais elevadas, podendo chegar até aos 34º graus.
De acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se temperaturas acima do normal “praticamente para todo território em todas as semanas”. O IPMA prevê ainda valores abaixo do normal para precipitação neste período de tempo.
Os mesmos dados, citados pela CNN Portugal, indicam que o calor deverá manter-se pelo menos até dia 22 de outubro, sendo esperada uma subida de entre 1 a 1,15 graus relativamente à média do mês de outubro (de 18,8ºC).
Mário Marques, climatologista da Planoclima, indica ao mesmo canal que a partir da segunda quinzena haverá uma descida das temperaturas que poderá situar.se em 0,5 graus abaixo da média.
Apesar disso, o calor fora do normal em outubro, aponta o especialista, é um fenómeno que corre devido às alterações climáticas e, como resultado o aumento das temperaturas, os glaciares, neves no outono e inverno, estão a alterar-se: “Estamos a assistir a situações que só pensávamos que íamos ver em 2040”, alerta o climatologista.
Fonte: Noticias ao Minuto