Vem aí (mais) calor. Temperaturas podem chegar aos 37º a partir de amanhã
As temperaturas máximas vão aumentar esta sexta-feira e irão estar acima dos 30 graus celsius, podendo chegar aos 37 graus, aproximadamente 5 a 8 graus acima da média para o mês de setembro, segundo o IPMA.
De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, do instituto do Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta subida da temperatura em conjunto com a diminuição da humidade relativa do ar vai contribuir para um agravamento do perigo de incêndio rural, com especial atenção no Algarve e nas regiões do interior.
Com inicio a partir desta sexta- feira, o estado do tempo no continente vai ser influenciado por uma “intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, associada ao transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no Norte de África”.
Porém, Ângela Lourenço atenta que, a partir de sexta e sábado irá se registar uma temperatura considerável, o que tem como consequência que as temperaturas máximas, especialmente na região sul e no Vale do Tejo, conseguirão atingir valores entre os 35 e 37 graus.
“Estes valores são acima dos valores normais para o mês de setembro. Ainda que não sejam expectáveis valores absolutos de temperatura máxima comparáveis a episódios ocorridos durante os meses mais quentes, os valores previstos correspondem a anomalias de até cerca de 5 a 8 graus acima dos valores médios habituais para esta altura do ano”, realçou.
Em relação às temperaturas mínimas, Ângela Lourenço avançou que irão registar uma subida, sendo capaz de serem registadas noites com valores iguais ou superiores a 20 graus, que IPMA caracteriza como noites tropicais.
“Esta situação de tempo quente deverá persistir até ao início da semana, até dia 03. A partir daí existe alguma incerteza se esta persistência de temperaturas elevadas deverá continuar ou não. Em todo o caso, mesmo que ocorra uma descida de temperatura, os valores irão manter-se acima da média para a época do ano”, disse.
Se o cenário da influência da crista anticiclónica persistir e o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul, poderá ocorrer uma onda de calor, de acordo com Ângela.
Fonte: Noticias ao minuto